saude-bucal

Os brasileiros cuidam muito mal da saúde bucal. Pesquisas apontam a displicência e a desinformação acerca dos cuidados mais banais com a higiene diária. É grande o número de pessoas que não escovam os dentes após as refeições, antes de dormir ou depois de acordar, ou dos que não fazem uso de fio dental.

A boca e porta de entrada para afecções não apenas da própria boca, mas de várias outras partes do organismo. Cada mililitro de saliva contém 150 milhões de bactérias, que além de comprometer a saúde bucal, podem ser transportadas para o coração, os pulmões e o estômago. Além disso, a periodontite pode complicar a vida dos diabéticos, ao aumentar a resistência à insulina.

Escovar os dentes três vezes por dia evita o acúmulo de bactérias e, consequentemente, que elas ajam na boca. Em apenas 12 horas, os germes começam a atacar. A escovação deve ainda se repetir logo depois que se acorda, antes do desjejum, antes de dormir. Isso porque a saliva funciona como um enxaguante natural e, durante o sono, sua produção tende a diminuir. Com isso o ph da boca cai , o que facilita a cárie.

Hálito puro e sorriso saudável são o resultado de uma boa higiene bucal. Isso significa que, com uma higiene bucal adequada:

• Seus dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares;
• A gengiva não sangra nem dói durante a escovação e o uso do fio dental;
• O mau hálito deixa de ser um problema permanente.

Consulte o seu dentista caso sua gengiva doa ou sangre quando você escova os dentes ou usa fio dental, e principalmente se estiver passando por um problema de mau hálito. Essas manifestações podem ser a indicação da existência de um problema mais grave.

Seu dentista pode ensiná-lo a usar técnicas corretas de higiene bucal e indicar as áreas que exigem atenção extra durante a escovação e o uso do fio dental.

“Qualidade de vida e trabalho, pratique essa ideia.”

Comments are disabled.