motivos-demissaoAo contrário do que muitos pensam, antes de demitir um funcionário, bons gestores tentam encontrar diversas saídas para reverter a situação, pois perder um colaborador tem um custo muito alto para a empresa. Existem atitudes e comportamentos demonstrados no dia a dia que na maioria das empresas poderá provocar um desligamento involuntário.

Falta de competência

Gestores escolhem profissionais que acreditam ser capazes de realizar as tarefas diárias e tenham as competências técnicas e comportamentais necessárias para tal.

Absenteísmo

Outro fator óbvio que causa demissões é o volume de faltas dos funcionários. Para que o trabalho seja desenvolvido com fluidez, os funcionários precisam estar presentes e se as suas faltas começam a prejudicar o trabalho em equipe, isso poderá custar seu emprego.

Falta de comprometimento

O funcionário que não está comprometido com essas responsabilidades primárias, seja por falta de motivação ou engajamento, acaba criando uma imagem de indiferença em relação à empresa. E se você não se importa com o seu trabalho e não valoriza os feitos da organização, não há muitos motivos para que seu gestor o(a) mantenha na equipe.

Perda de prazos

Cumprir os prazos acordados é uma das principais obrigações de um funcionário. É compreensível quando isso não acontece esporadicamente, por motivos específicos, mas, quando se torna rotina, é inaceitável.

Geração de conflito

Se você é uma pessoa que constantemente se envolve na criação ou contribuição de conflitos internos, sua reputação logo ficará chamuscada, colocando seu cargo em risco e prejudicando o futuro da sua carreira.

Fofocas

Quando esquecemos que feedback é o que se dá para a pessoa e não o que se fala dela para outras pessoas, sem o conhecimento daquela que é criticada, estamos embarcando numa viagem sem volta para o mundo da fofoca e maledicências, com final trágico, mais cedo ou mais tarde.

Comodismo

O comodismo é uma das atitudes que gradualmente deterioram a imagem de um profissional. Empresas que estão em busca de novos desafios e reconhecimento no mercado costumam esperar que seus colaboradores compartilhem da mesma motivação. Funcionários acomodados na sua função, que não tomam iniciativas ou aceitam novos desafios e que, de forma complacente e arrogante, não buscam aperfeiçoamento poderão inicialmente ser preteridos para oportunidades de promoção, mas havendo pessoas com a mesma competência técnica, mas com a atitude correta, os complacentes e acomodados poderão ser demitidos para abrir espaço aos colegas de maior potencial.

“Qualidade de vida e trabalho, pratique essa ideia.”

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