prevencao-cozinha-industrialHá estudos que elencam as doenças ocupacionais como campeãs das reclamações a respeito de acidentes em cozinhas industriais. Elas ocorrem por diversos fatores, desde o excesso de movimentos repetitivos, permanência em pé por muito tempo, dimensões e configurações do ambiente físico, facas mal afiadas, equipamentos inadequados, má organização ou levantamento excessivo de peso por parte dos trabalhadores. Ações preventivas garantem um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.

Para evitar quedas e tropeções os pisos das cozinhas devem ser regulares e antiderrapantes além de limpos e secos. Um ambiente amplo, organizado e arejado pode evitar as trombadas causadas pelo fluxo desordenado comum nas cozinhas, de trabalhadores que carregam panelas quentes e objetos cortantes.

Boas práticas no serviço com alimentação, como a correta higiene das mãos, a retirada de objetos de adorno pessoal e maquiagem, assim como o corte das unhas e remoção de esmaltes, estão estipuladas na Resolução RDC 216/2004.

O trabalhador não deve circular pela empresa com facas nas mãos e sempre utilizá-las em sentido oposto à sua mão e corpo durante o corte dos alimentos.
Utilize-se de luvas para retirar objetos quentes do forno ou fogão.

Checar a voltagem dos equipamentos antes do uso também podem evitar acidentes.

Ao perceber qualquer vazamento de gás, o colaborador precisa abrir as portas e janelas, não acender fósforos e/ou utilizar chamas, avisando imediatamente o setor de segurança da empresa.

“Qualidade de vida e trabalho, pratique essa ideia. “

Comments are disabled.