O Brasil tem registrado números recordes de adoecimentos e óbitos desde 2019. Para manter a saúde e segurança dos trabalhadores, é essencial que a empresa desenvolva um plano de contingência e continuidade das operações para casos de surto, preparando a empresa com a possível chegada da Covid-19 no trabalho.

Os temas do plano devem incluir como manter a atividade da empresa, mesmo que um número significativo de colaboradores e fornecedores não se desloque ao local por causa de restrições.

Importante elaborar e compartilhar o plano com as lideranças e colaboradores para a garantir que todos saibam o que fazer com base nas diretrizes, através de perguntas e respostas ou simulados. Destacando a importância de ficar longe do trabalho, mesmo sendo durante sintomas leves e procurar o auxílio médico para acompanhamento.

Para as pequenas e médias empresas que não dispõem de apoio nas áreas de saúde e bem-estar em nível interno, recomenda-se fechar parcerias e planos com companhias que prestam serviços sociais e de saúde antes de ocorrer uma emergência.

As autoridades de saúde pública local ou nacional pode oferecer apoio e orientação para que seu plano seja desenvolvido.

Os cuidados básicos devem ser reforçados quanto aos locais de trabalhos estarem sempre limpos e higienizados. As mesas e balcões, aparelhos em geral dever ser regularmente limpos com desinfetantes. Reforce o uso de máscaras, distanciamento social e reservatórios com álcool 70° em vários locais.

“Qualidade de vida e trabalho, pratique essa ideia.”

Comments are disabled.