perda-auditiva-produtos-quimicosA perda auditiva não é causada apenas por ruído, a exposição química pode prejudicar a audição ou intensificar prejuízo causado por ruído.

Os produtos químicos ototóxicos são classificados como neurotóxicos, cocleotóxicos ou vestibulotóxicos. De acordo com a parte que danificam, podem alcançar o ouvido através da corrente sanguínea e causar danos às suas partes internas e vias neurais. Os efeitos na saúde podem ser temporários ou permanentes dependendo da frequência de exposição, intensidade, duração e exposição a outros riscos no ambiente de trabalho, além de fatores individuais como a idade e sinergia com o ruído.

Para prevenir identifique se há produtos ototóxicos no ambiente de trabalho, revisando as fichas de dados de segurança das substâncias, tais como: solventes, asfixiantes, nitrilas e metais compostos. Caso identificado, verifique a possibilidade de substituir o produto por outro menos tóxico. Caso não seja possível eliminar, é obrigatório o uso de controles de engenharia, tais como: isolamento, ventilação, visando reduzir o risco de efeitos adversos à saúde. É obrigação da empresa avaliar, determinar e fornecer os Equipamentos de Proteção Individuais apropriados para garantir a segurança, tais como as máscaras, luvas de proteção contra produtos químicos, mangotes, avental e vestimentas, entre outros. Um bom treinamento de saúde e segurança bem como o treinamento dos trabalhadores expostos a produtos químicos ototóxicos evitará maiores consequências.

Comments are disabled.