DIREÇÃO DEFENSIVA

DIREÇÃO DEFENSIVADireção defensiva é o conjunto de medidas e procedimentos utilizados para prevenir ou minimizar as consequências dos acidentes de trânsito. Baseado na noção de que em todo acidente sempre está presente uma falha humana, a direção defensiva pretende que o motorista que a emprega seja um elemento ativo na alteração ou eliminação dos fatores que possam vir a causar acidentes. No Brasil, a resolução 168/04 de 2004, exige que todo motorista passe pelo curso de Direção defensiva, seja ao obter ou ao renovar sua habilitação.

Os princípios de direção defensiva dividem-se em cinco grupos:

  1. Conhecimento: entender as leis de trânsito e as condições adversas que podem ser encontradas durante a condução;
  2. Atenção: implica na atenção do condutor para evitar acidentes na sinalização, nos pedestres, ciclistas, animais entre outras condições.
  3. Previsão: o condutor deve estar preparado para agir antecipadamente em casos de surpresas. Exemplo: atrás de uma bola vem sempre uma criança.
  4. Habilidade: ter a destreza necessária para conduzir corretamente o veículo e executar manobras evitando colocar a si e a terceiros em risco.
  5. Ação: estar preparado para dirigir defensivamente evitando acidentes, mortes e ferimentos.

Os principais inimigos da direção são aqueles que desviam a visão do condutor da via ou fazem com que ele divida a atenção com outras situações menos importantes ou diminuam sua concentração: conversas com passageiros, som veicular (troca de estação, de CD, de música, volume alto, etc.), —uso de telefone celular (inclusive whatsapp, Facebook e outros aplicativos), uso de álcool e drogas e o sono.

Não se esqueça: “O uso do celular ao volante causa mais mortes que o uso de álcool.”

“Qualidade de vida e trabalho, pratique essa ideia.”

Comments are disabled.