pipaOs historiadores acreditam que as pipas foram inventadas entre 400 a 300 a.C por Arquitas, um grego da cidade de Tarena, porém os chineses afirmam que um de seus generais, Han Sin inventou em 206 a.C para uso dos militares. No século XVI, os portugueses trouxeram ao colonizar o Brasil. Benjamin Franklin em 1752, utilizava as pipas para experiências, e a partir disso inventou-se o para-raios. Em 1877 foram utilizadas para tirar as primeiras fotos aéreas. Hoje se tornou uma diversão e com vários sinônimos: arraia, pipa, papagaio, entre outros.
Embora soltar pipas seja uma excelente brincadeira, devemos tomar alguns cuidados para evitar acidentes e até mesmo, a morte:
– Nunca faça uso do cerol na linha. Essa mistura de cola de madeira com vidro moído ou pó de ferro, além de ser proibido por lei, pode causar acidentes gravíssimos com motoqueiros, ciclistas e pedestres, porque torna a linha uma navalha.
– Não solte pipas em dias de chuva, principalmente se houver relâmpagos.
– Evite soltar pipas perto de antenas, fios telefônicos ou cabos elétricos
– Não empine pipa em cima de lajes e telhados, para evitar quedas.
– Não utilize linha metálica e nem papel laminado, assim evitará choques elétricos.
– Não solte pipas presas em fios. Faça outra e assim evitará uma descarga mortal.
Tomando alguns cuidados básicos e escolhendo um local aberto, sem fios, sem redes elétricas, você poderá ter uma ótima diversão.

“Qualidade de vida e trabalho, pratique essa ideia.”

 

Comments are disabled.