como-prevenir-dermatites-ocupacionaisDermatose ocupacional é qualquer alteração da pele, mucosa e anexos, direta ou indiretamente causada, condicionada, mantida ou agravada por agentes físicos, químicos ou biológicos presentes na atividade ocupacional ou no ambiente de laboral. São responsáveis por desconforto, prurido, dor, queimação, reações psicossomáticas e outras que geram até a perda do posto de trabalho.

Para garantir a saúde dos colaboradores, confira abaixo os três níveis de proteção a serem aplicados:

PREVENÇÃO PRIMÁRIA: Devemos identificar, evitar ou substituir as substâncias prejudiciais nas empresas, avaliando os riscos, e fornecendo as informações sobre as mesmas e implementar: estrutura sanitária de fácil acesso e que permita boa higiene pessoal, restaurante com alimentação apropriada para o clima e a atividade exercida, centro de treinamento, normas de higiene e imunização.

PREVENÇAO SECUNDÁRIA: Fornecimento de substâncias alternativas, medidas de proteção da pele e detecção de possíveis lesões que estejam ocorrendo: por meio do atendimento ambulatorial, mediante inspeções periódicas aos locais de trabalho, por meio dos exames periódicos e do tratamento precoce. Importante fornecer informações sobre uso de luvas, cremes protetores e higiene.

PREVENÇAO TERCIÁRIA: nesse caso que o trabalhador apresenta lesões cronificadas, é fundamental a adoção de medidas como a retirada do ambiente de trabalho. No caso de alergia por cimento haverá impedimento para o retorno à mesma atividade, devendo ser reabilitado para outra atividade.

“Qualidade de vida e trabalho, pratique essa ideia.”

Comments are disabled.