dest-nomofobiaA nomofobia é uma doença relacionada à dependência da comunicação digital, especialmente por celulares. É uma doença psíquica, que vem sendo estudada por muitos especialistas no Brasil e no mundo. O nome tem origem inglesa: No-Mo ou No-Mobile.

Esta fobia está relacionada ao vício do uso do celular e outras tecnologias como computadores, tablets e videogames. Ou seja, quanto maior a Dependência Digital, maior a fobia.

Sendo assim, considerando que a OMS define como doença, a Dependência Digital e a Nomofobia são doenças relativamente recentes, que surgiram pelas mudanças e avanços tecnológicos da/na sociedade.

Se você deixa de realizar tarefa profissional, estudantil ou de lazer e opta por só ter relancionamentos online; esquece o celular em casa e volta para buscá-lo; mantém a bateria do celular sempre carregada e tem uma de reserva, caso necessite; a cada dois minutos olha no celular. Se você tem alguma dessas atitudes, ou todas, você está dentro do quadro de nomofobia.

A intervenção de um profissional como o psicólogo, pode ser necessária para estabelecer algumas medidas para evitar a doença nas crianças, jovens e adultos.
Fazer uma atividade física sem levar o celular; criar uma agenda com atividades que não permitam o uso do celular como ir a peças de teatro, cinema, sala de aula, etc; ficar longe do celular algumas horas por dia. São algumas dicas importantes e simples para curar a nomofobia. Busque um equilíbrio. Aprenda a se conectar menos com a internet e mais consigo mesmo e valorize a sua presença e a presença física e mental das pessoas que você ama. E lembre-se, o telefone e a internet fazem parte da sua, da minha, da nossa vida, mas jamais podem ser todo.

“Qualidade de vida e trabalho, pratique essa ideia.”

Comments are disabled.