Economizando papelUm dos principais motivos de desmatamento no mundo são os gastos com papéis  Por  ser essencial no cotidiano devemos adotar medidas para conter o desperdício e reduzir a derrubada de árvores e economia na água e energia elétrica.

Aliás, para produzir 1 kilo de papel são gastos 540 litros de água. E para cada tonelada de papel virgem, 12 árvores são derrubadas.

1 – Utilizar os dois lados do papel

A primeira delas é utilizar os dois lados das folhas – uma forma de aproveitar ao máximo a matéria e evitar gastos desnecessários, já que a fabricação do produto exige uma grande quantidade de água e energia.

2 –  Uso correto de impressão

Aprenda a utilizar a impressora, acostume-se a visualizar o documento antes de imprimir. Pense bem antes de mandar um texto ou arquivo do computador para a impressora.  Envie apenas o necessário e abuse da leitura no monitor. Envie por email como anexo.

3 – Aderir ao cartão virtual

Em aniversários, no Natal e em outras datas comemorativas envie um e-mail ou um cartão eletrônico no lugar do tradicional de papel.

4 – Mais arquivos anexados do que correios

Se você é adepto do home banking, bloqueie o envio de extratos mensais pelo correio e consulte os dados de sua conta pela internet. Isso economiza papel e combustível. Na empresa, faça um acordo com os clientes de envios por anexos ao invés de utilizar correios.

5 – Embalagem reciclável

Se for comprar presentes para alguém, não os embale com papéis brilhantes, laminados ou com purpurina. Eles são de difícil reciclagem.

6 – Lixo no lugar certo

Não jogue bitucas de cigarro e papel higiênico nos vasos sanitários. Isso evita o desperdício de água tratada e problemas nos encanamentos.

Cada tonelada de papel economizada preserva 20 eucaliptos. Se 1 milhão de pessoas decidirem usar o verso do papel para escrever ou desenhar, a cada mês serão preservadas florestas suficientes para recobrir 18 campos de futebol.

“Qualidade de vida e trabalho, pratique essa ideia.”

Comments are disabled.