dest-not-5Trabalhadores em fundições, siderúrgicas, barracões, armazéns, entre outras indústrias, enfrentam frequentemente condições adversas de calor, que representam certos perigos para a sua segurança e saúde. Os fatores ambientais que afetam a saúde do trabalhador são: temperatura, umidade, calor radiante (como o que provém do sol ou de um forno) e a velocidade do ar. As características pessoais como peso, idade, estado físico, são os fatores  que mais pesam durante a exposição ao calor.

Transtornos causados pelo calor

  1. Insolação– Este é um dos mais sérios problemas de saúde que o trabalhador enfrenta. Surge em decorrência da falta de mecanismo do corpo para regular sua temperatura interior.
  2. Esgotamento –Resulta da perda de líquido por meio da transpiração e quando o trabalhador descuida-se de sua necessária hidratação.
  3. Câimbra– Mesmo quando o trabalhador ingere grande quantidade de líquido, mas não repõe a perda dos sais de seu organismo,
  4. Desmaio– Geralmente ocorre com o trabalhador que tem dificuldade de aclimatação em ambientes de temperatura elevada, principalmente no exercício de atividades que exigem pouca mobilidade.
  5. Urticária– Ocorre principalmente nas partes do corpo em que o suor não pode ser eliminado facilmente da superfície da pele por meio da evaporação.

Tomar medidas como prevenção é a saída para amenizar ou evitar esses transtornos, tais como: usar roupas de cores claras, que permita a evaporação do suor; realizar os trabalhos com maior exigência de esforço físico nas horas mais frescas do dia; beber  um copo de água  a cada vinte minutos, para não sentir sede; evitar cafeína, bebidas alcoólicas e monitorar a própria condição física e a de seus colegas de trabalho.

As empresas devem monitorar os trabalhadores e informarem  sobre os distúrbios causados pelo calor  e sobre os riscos, a prevenção, os sintomas, tratamentos e o uso correto dos EPIS.

“Qualidade de vida e trabalho, pratique essa ideia.”

Comments are disabled.